Lançamentos da Semana

Criamos este cantinho para manter você informado e sempre atualizado a respeito dos últimos sucessos!
 

10 de agosto de 2012

          www.cinema.uol.com.br











À Beira do Caminho





Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda (Vinicius Nascimento) se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.

Curiosidades:

Título

A inspiração para o nome do filme é a canção "Sentado à Beira do Caminho", composta por Erasmo Carlos e Roberto Carlos em 1969.

“Ser ator é isso mesmo”

Foi isso que o ator Vinícius Nascimento respondeu para uma repórter quando foi indagado sobre as extensas jornadas de trabalho em À Beira Do Caminho, que chegavam à 15 horas seguidas.

Semelhanças entre ator e personagem

No filme, o personagem Duda está à procura de seu pai que mora em São Paulo. O ator Vinicius Nascimento também não conhece o pai na vida real.

Filmagens

O filme foi gravado em 44 dias.

Figurante escolhido por promoção

O filme foi patrocinado por uma famosa marca de caminhões. A companhia realizou uma promoção para selecionar um motorista para fazer figuração no filme. O carreteiro Marcos Costa Leite foi o grande vencedor.









A Tentação





Gavin Nichols (Charlie Hunnam) é um jovem que está na beira de um edifício, ameaçando pular. O detetive Hollis Lucetti (Terrence Howard) é enviado para impedi-lo e, ao conversar com ele, descobre que Gavin está sendo forçado a pular antes do meio dia. A conversa faz com que Gavin e Hollis exponham seus pontos de vista religiosos, em um verdadeiro embate sobre questões filosóficas.

Curiosidades:

Festival

Exibido no Sundance Film Festival 2011.

Custos

Seu orçamento foi de US$ 10 milhões.


  






Lola





Lola (Miley Cyrus) vive em um mundo cada vez mais conectado pelas redes sociais. Em meio aos romances e amizades de colégio, ela enfrenta dificuldades em manter uma relação saudável com sua própria mãe, Anne (Demi Moore).

Curiosidades:

Nova versão

Refilmagem de Rindo à Toa (2008).

  







Antonio Conselheiro - O Taumaturgo dos Sertões





Líder espiritual e político na vida de Canudos, Antônio Conselheiro ganhou popularidade pelos sertões do Nordeste brasileiro graças também à religiosidade da população e o descaso dos governantes. De discurso forte e popular, ele despertava a paixão dos fiéis e a ira dos coronéis, que o consideravam uma ameaça aos seus interesses.

Curiosidades:

Mais de duas décadas para ficar pronto

As filmagens começaram em 1987, mas foram paralisadas devido à extinção da Embrafilme e o confisco do financiamento pelo governo Collor. Além disto, no início da década de 1990 um incêndio destruiu 40% dos negativos e 100% do som original da película. O processo de restauração apenas começou a ser feito em 2009.

Post mortem

Carlos Petrovich, protagonista do filme, faleceu sem poder vê-lo concluído.






  


Marighella





 Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. Este líder comunista e parlamentar foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano.

Curiosidades:

Em família

A diretora e socióloga Isa Grinspum Ferraz é também a sobrinha de Carlos Marighella. Ela decidiu fazer este documentário para comemorar os cem anos do nascimento de seu tio.

Depoimentos diversos

O filme conta com 32 depoimentos de personalidades diferentes sobre Marighella. Dentre elas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ator Lazaro Ramos e o rapper Mano Brown, do grupo Racionais Mc's.

  







O Exercício do Poder





O Ministro dos Transportes Bertrand Saint-Jean é acordado em plena noite pelo diretor do seu escritório. Um ônibus repleto de crianças acabou de cair num penhasco. Ele dirige-se imediatamente ao local. Começa assim a odisséia na vida de um político, entre correria, luta de poderes, negociações, crise econômica... É preciso lidar com tudo, ao mesmo tempo. Quais sacrifícios ele está prestes a fazer para conservar seu cargo e sua integridade?

 Curiosidades:

Política sem partido

Para o diretor Pierre Schoeller, era importante que essa crônica da política contemporânea não fosse ligada a partido nenhum, para não parecer um simples ataque contra pessoas específicas. Por isso, os diversos ministros mostrados na história nunca têm indicação de partido ou se pertencem à direita ou à esquerda.

Claustrofobia

Grande parte de O Exercício do Poder se passa dentro de um carro, algo que não agradou de modo algum ao ator principal, Olivier Gourmet: "Nós ficamos presos em um espaço pequeno, o enquadramento é muito próximo e limitador. Eu, que sou bem alto, tinha quase que inclinar a cabeça. É difícil parecer natural nestas condições, porque nossa movimentação é reduzida. Não foi nada divertido...".

Festivais e prêmios

O Exercício do Poder foi apresentado na seleção Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2011, onde causou uma forte impressão. Alguns meses mais tardes, ele foi indicado a diversos César (o Oscar do cinema francês) e em seguida foi eleito pelo sindicato dos críticos de cinema o melhor filme francês do ano.









Constantino





Quando o diretor Otavio Cury viaja à Síria, ele descobre um livro escrito por seu bisavô, Daud Constantino Al-Khoury, no fim do século XIX. Através destas páginas, contendo peças de teatro em árabe, o diretor traça sua trajetória pessoal.










Separados Pelo Inverno





Quando um homem perde seu emprego, ele abandona sua cidade e sua família em busca de trabalho. Mas os meses se passam e ele não dá mais sinais de vida... Neste tempo, outro mecânico chega à cidade, também em busca de trabalho. Ele loga encontra a esposa abandonada.









20 de julho de 2012

          www.cinema.uol.com.br






Valente



A jovem princesa Merida não quer saber da vida de realeza e não gosta nem de pensar em ser apenas mais uma esposa para o filho de algum lorde. Indo contra as tradições e os costumes, ela desafia seus pais ao perseguir o sonho de se tornar uma arqueira e, com isso, coloca em risco o reinado de seu pai, o Rei Fergus.

Curiosidades:

Estreia

Apontado como o primeiro conto de fadas da Pixar.

Força feminina

Primeira produção da Pixar a ter como protagonista uma personagem mulher.
O filme também seria o primeiro do estúdio a contar com uma mulher na função de direção, mas Brenda Chapman deixou a produção e foi substituída por Mark Andrews, que dirigiu o curta indicado ao Oscar One Man Band.

Cadê a neve?

As cenas na neve mostradas no primeiro trailer não estão na versão final do filme. Originalmente, 80% da história era passada na neve, mas isso mudou com a saída da diretora Brenda Chapman.

Saídos de Hogwarts

Quatro dos dubladores originais de Valente (Kelly Macdonald, Robbie Coltrane, Julie Walters e Emma Thompson) atuaram na franquia Harry Potter.

Nova função

Luciano Szafir e Murilo Rosa estrearam como dubladores na versão brasileira de Valente.

Versão brasileira

A cantora Manu Gavassi cantou as versões nacionais de "Touch the Sky" e "Into the Open Air", que ganharam os títulos "O Céu Vou Tocar" e "Ao Ar Livre", respectivamente.






Chernobyl



Seis jovens turistas resolvem fazer um passeio turistico diferente para fugir da mesmice. Ignorando todos os avisos de perigo eles irão até a cidade de Pripyat, que há 25 anos atrás foi devastada pelo acidente nuclear de Chernobyl. Depois de uma volta pelo local eles percebem que seres estranhos estão acompanhando o grupo. Ao notar que não estão sozinhos coisas aterrorizantes acontecem.

Curiosidades:

Inspiração

O produtor e roteirista Oren Peli teve a ideia do filme após ver em um blog a foto de uma garota passeando de moto por Pripyat, cidade-fantasma próxima a Chernobyl.






Armadilha



Emily (Alice Eve), Corey (Josh Peck) e David (Brian Geraghty) são colegas de trabalho, mas passarão a ter mais uma coisa em comum quando caem nas garras de um maníaco que aprisiona suas vítimas em um caixa eletrônico.






Elles



Jornalista de uma grande revista voltada para o público feminino, Anne (Juliette Binoche) trabalha em uma matéria sobre a prostituição estudantil. Ela consegue os depoimentos de duas estudantes de Paris, Alicja (Joanna Kulig) e Charlotte (Anaïs Demoustier), que abrem suas vidas sem pudor ou vergonha. Tais confissões acabam ecoando no dia a dia de Anne e interferindo em seus relacionamentos pessoais.

Curiosidades:

Sem julgamentos

A intenção dos realizadores era retratar a história de garotas que se prostituiam para arcar com os custos de educação, mas a ideia nunca foi realizar qualquer julgamento ou apresentar qualquer resultado definitivo.

Inspiração clássica

A obra de Virginia Woolf foi fonte importante de inspiração para o roteiro do longa.

Cumplicidade

Malgorzata Szumowska procura seduzir o espectador com o filme, tornando-o cúmplice da prostituição.

Mentira que deu certo

A atriz polonesa Joanna Kulig mentiu ao dizer à diretora que sabia falar francês. Malgorzata Szumowska achou a atitude tão corajosa que manteve a atriz no elenco.






Menos que Nada



Dante (Felipe Kannenberg) é um doente mental que está internado em um hospital psiquiátrico. Ele foi diagnosticado com esquizofrenia e não fala com ninguém ou recebe visitas. O sujeito desperta a atenção da dra. Paula (Branca Messina), uma jovem residente que decide tratar dele após acompanhar um de seus surtos no pátio do hospital. Procurando desvendar as relações sociais do paciente, a médica decide colher uma série de depoimentos de pessoas que conviviam com Dante antes do tratamento.

Curiosidades:

Inspiração

Baseado no conto "O Diário de Redegonda", do médico e escritor austríaco Arthur Schnitzler, que tem apenas oito páginas. O conto traz a história de um escriturário que se apaixona pela esposa de um militar e, sem poder tê-la, cria uma realidade própria onde possa viver seu amor.

Freud ajuda

A leitura do ensaio de Freud "Delírios e Sonhos na Gradiva de Jensen", em que um conto é analisado a partir de ferramentas psicanalíticas, foi essencial para a conclusão da versão final do roteiro do filme.

Reencontros

Felipe Kannenberg e Branca Messina já haviam atuado juntos em Não por Acaso (2007) e 400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado (2010).
É o 2º filme em que Felipe Kannenberg e Maria Manoella atuam juntos. O anterior foi A Mulher Invisível (2009).

Lançamento simultâneo

Assim como aconteceu com 3 Efes (2007), filme anterior do diretor Carlos Gerbase, foi lançado simultaneamente em quatro mídias distintas: cinema, TV, DVD e internet.






13 Assassinos



 Uma missão suicida é dada a um grupo de assassinos: eles devem eliminar um poderoso líder local.

 Curiosidades:

Um diretor prolífico

O japonês Takashi Miike é um dos diretores mais ativos dos nossos dias: tendo começado sua carreira em 1993, ele já dirigiu 47 filmes!

Remake

13 Assassinos é um remake do clássico japonês do "filme de espada" Eiichi Kudo, de 1963.

 

Pessoal, vocês devem ter notado que ficamos um tempo ausentes, estávamos todos correndo demais este último mês, "sacomé, né". Mas já estamos de volta pra colocar vocês a par de tudo que acontece no mundo do cinema, ok? Então, divirtam-se!!

 

15 de junho de 2012

           www.cinema.uol.com.br






Prometheus



Uma equipe de exploradores descobre novos indícios sobre as origens da humanidade na Terra, levando-os a uma aventura impressionante pelas partes mais sombrias do universo. Eles deverão vencer uma batalha cruel para salvar o futuro da raça humana. O nome do filme, Prometheus, é também o nome da aeronave utilizada por um grupo seleto de pessoas para investigar os fragmentos do "DNA alienígena".

Passado no mesmo universo da franquia iniciada com "Alien, o 8º Passageiro", o longa conta com direção de Ridley Scott, que volta ao gênero da ficção científica 30 anos após "Blade Runner, o Caçador de Andróides".

Curiosidades:

Briga pelo personagem principal

As atrizes Angelina Jolie e Charlize Theron disputaram a personagem Meredith Vickers. No fim das contas, Charlize saiu-se vencedora e papou o papel.






Amor Impossível



Um xeique visionário (Amr Waked) acredita que a arte da pesca do salmão pode transformar a vida de sua gente e decide levar a pesca esportiva para o meio do deserto. Sem medo do quanto essa ideia iria custar, mas disposto a fazer o seu sonho tornar-se realidade, ele tenta contratar um especialista britânico em peixe e pesca, o Dr. Alfred Jones (Ewan McGregor), que a princípio acha a história toda um grande absurdo e pensa em recusar a oferta. O assunto morreria ali se não fosse a interferência do governo britânico, que vê na iniciativa uma boa oportunidade de trazer ao público uma notícia positiva referente ao Oriente Médio, o que desviaria a atenção sobre a participação do exército no Afeganistão.

Curiosidades:

Origem no livro

O filme foi baseado na publicação homônima, escrita por Paul Torday.

Adaptar livros é comigo mesmo

O diretor Lasse Hallström já dirigiu outras adaptações literárias para o cinema. Entre as mais recentes figuram Querido John (2010) e Sempre ao Seu Lado (2009).

Roteirista premiado

Simon Beaufoy conquistou o Oscar com Quem Quer Ser um Milionário? em 2009.






Apenas Uma Noite



Joanna (Keira Knightley) acusa o marido, Michael (Sam Worthington), de estar interessado em uma colega de trabalho. Pouco tempo depois, enquanto ele se prepara para fazer uma viagem a trabalho, ela assume que exagerou nas acusações e lhe pede desculpas. Eles passam a noite separados devido à viagem, mas Michael não esquece o que a esposa lhe disse e resolve testar se a acusação é verdadeira. Nesta mesma noite Joanna reencontra um amor do passado, Alex (Guillaume Canet), que a faz balançar.

Curiosidades:

Cotada

Jessica Biel fez testes para uma das personagens do filme, mas não foi aprovada.






Expedição Viva Marajó 



Na intenção de defender a candidatura da ilha de Marajó ao título de Reserva da Biosfera da UNESCO, este documentário apresenta as belezas naturais e a dura vida dos moradores da ilha, com suas tradições, sua produção cultural e econômica.

Curiosidades:

Casal cineasta

A diretora de Expedição Viva Marajó, Regina Jehá, é a viúva de um dos maiores cineastas brasileiros, Luis Sérgio Person, autor de São Paulo S.A.






A Velha dos Fundos 



Buenos Aires, Argentina. Rosa (Adriana Aizemberg) é uma senhora de 81 anos que leva uma vida solitária. Marcelo (Martín Piroyansky) é um jovem estudante de Medicina que enfrenta problemas financeiros. Sem dinheiro para se manter, ele precisa voltar para sua cidade natal, no interior do país. É quando recebe a oferta de Rosa para que more com ela, sem ter que pagar algo pela hospedagem, já que ela está apenas interessada em sua companhia.






08 de junho de 2012

          www.cinema.uol.com.br



Madagascar 3 - Os Procurados


Os amigos Alex (Ben Stiller), Marty (Chris Rock), Melman (David Schwimmer), Gloria (Jada Pinkett Smith), rei Julien (Sacha Baron Cohen) e os pinguins deixam o continente africano rumo à Europa. Eles vão parar em Mônaco, onde passam a ser perseguidos por uma obcecada agente de controle animal (Frances McDormand). Em plena fuga, o grupo encontra abrigo em um circo em crise. Logo eles passam a ajudá-lo, iniciando um processo de revitalização que poderá levá-los a uma turnê nos Estados Unidos e, consequentemente, de volta para casa.

Curiosidades:

Primeira vez

É o 1º filme da série a não ter Tom McGrath como um dos diretores. Nos filmes anteriores ele dividiu a função com Eric Darnell, que permanece no cargo neste filme.


Deus da Carnificina 

 Em Nova York, o casal Nancy e Alan Cowan (Kate Winslet e Christoph Waltz) vai até a casa de Penelope (Jodie Foster) e Michael (John C. Reilly). O motivo do encontro: o filho do primeiro casal agrediu o filho do segundo. Eles tentam resolver o assunto dentro das normas da educação e civilidade, mas, aos poucos, cada um perde o controle diante da situação.

O quarteto é composto de personalidades muito diferentes: Kate Winslet interpreta Nancy Cowan, mulher acostumada à elegância e à cordialidade, tendo sempre que se desculpar pelo comportamento inadequado de seu cínico marido, Alan Cowan, interpretado por Christopher Waltz. O outro casal é composto por Michael Longstreet (John C. Reilly), um homem acostumado à imagem de bondoso, mas que esconde um temperamento mais forte do que se esperava, e Penélope Longstreet (Jodie Foster), uma mulher guiada por rígidos princípios morais. Então a luta psicológica começa...

 Curiosidades:

Da Broadway para os cinemas

A peça teatral "Deus da Carnificina", escrita por Yasmina Reza, fez sucesso na Broadway, na Europa. No Brasil, a peça foi encenada por Paulo Betti, Júlia Lemmertz, Orã Figueiredo e Deborah Evelyn, em 2010.

Deuses da atuação

A soma das indicações ao Oscar dos quatro principais integrantes do elenco, fora outros prêmios, chega a 12. Jodie Foster faturou dois (O Silêncio dos Inocentes e Acusados), teve mais duas indicações (Nell e Taxi Driver); Kate Winslet ganhou um ( O Leitor ) e teve outras cinco indicações (Pecados Íntimos, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Iris, Titanic e Razão e Sensibilidade), John C. Reilly teve um indicação (Chicago) e Christopher Waltz também teve a sua por Bastardos Inglórios.

Realização longe das "grades"

Deus da Carnificina é o primeiro filme dirigido pelo cineasta após a prisão domiciliar de sete meses ocorrida em setembro de 2009, na Suíça.

O passado condena

Embora o filme se passe em Nova York, as filmagens aconteceram - de fato - em Paris. A razão desta distância ainda é a proibição do diretor Roman Polanski de retornar aos Estados Unidos, devido à condenação por ter tido relações sexuais com uma menor de idade, em 1977.

De pai para filho

O ator Elvis Polanski, como o próprio sobrenome entrega, é filho do diretor Roman Polanski com a atriz Emmanuelle Seigner. Esse é o segundo trabalho que eles realizam juntos. O outro foi Oliver Twist, de 2005, onde fez uma participação.

Um único cenário

O filme de Polanski, a exemplo do que aconteceu em Festim Diabólico (1948), de Alfred Hitchcock, foi rodado praticamente em um único cenário.

Troca de atores

O ator Matt Dillon era a escolha inicial para interpretar Michael, personagem que acabou nas mãos de John C. Reilly.

Período das filmagens

Deus da Carnificina foi rodado entre os dias 31 de janeiro e 14 de março de 2011.

Investimento na produção

O orçamento do filme está estimado em US$ 25 milhões.

Prêmios

GLOBO DE OURO
2012
Indicações
Melhor Atriz - Comédia/Musical - Jodie Foster e Kate Winslet

FESTIVAL DE VENEZA
Ganhou
2011
Pequeno Leão de Ouro - Roman Polanski 

 Para Sempre


Page (Rachel McAdams) e Leo (Channing Tatum) viviam uma linda história de amor, mas um grave acidente de carro provocou uma grande mudança em suas vidas. Afinal, mesmo estando casados, ela não consegue se recordar de nada e muito menos ter algum tipo de memória sobre o relacionamento deles. Agora, resta para Leo a missão de reconquistá-la novamente para que possam então viver o romance que sempre desejaram. Baseado em fatos reais.



Violeta Foi Para o Céu


O filme conta a trajetória da compositora, artista e cantora chilena Violeta Parra. Esta biografia não segue uma linha cronológica, focando-se em diversos momentos da vida de Violeta, como sua infância na província de Ñuble, sua viagem pelo interior do Chile, as visitas à França e à Polônia, além do romance que ela teve com o suíço Gilbert Favre. O filme é inteiramente intercalado com trechos de uma entrevista que Violeta Parra deu à televisão em 1962.

Curiosidades:

Sucesso no Chile

Violeta Foi Para o Céu foi o filme chileno mais visto de 2011, com 391 mil espectadores.

Representante nacional

Este filme foi o representante chileno para as categorias de melhor filme estrangeiro no Oscar (Estados Unidos), nos prêmios Ariel (México) e Goya (Espanha).

Desconfiança

Quando os distribuidores assistiram ao resultado final, eles duvidaram que o filme pudesse ter uma boa reação de público, e restringiram a distribuição de Violeta Foi Para o Céu a apenas 17 cópias em todo o país, evitando as maiores cidades. Com o sucesso popular, eles foram obrigados a expandir o circuito de exibição da obra.

Adaptação da obra literária

Baseado no romance homônimo de autoria de Ángel Parra, filho de Violeta.

Prêmios

FESTIVAL DE SUNDANCE
2012
Ganhou
Prêmio do Grande Júri - Cinema Mundial - Drama - Andrès Wood

GOYA
2012
Indicação
Melhor Filme Iberoamericano

FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE TOULOUSE
2012
Prêmio do Público

FESTIVAL DE CINEMA IBEROAMERICANO DE HUELVA
2011
Ganhou
Colón de Plata de Melhor Atriz - Francisca Gavilán
Colón de Plata de Melhor Diretor - Andrès Wood

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA EM GUADALAJARA
2012
Ganhou
Melhor Atriz - Francisca Gavilán
Prêmio FIPRESCI.

FESTIVAL DE CINEMA INTERNACIONAL DE MIAMI
2012
Ganhou
Grand Jury Discretionary Prize



Week - end 


Depois de uma festa regada a álcool na casa de seus amigos heterossexuais, Russell decide passar por uma discoteca gay. Pouco antes do local fechar, ele encontra Glen, e o que parecia ser no início apenas um caso de uma noite torna-se algo diferente, especial.

Curiosidades:

Diretor gladiador

Embora Weekend seja apenas o segundo longa-metragem do diretor Andrew Haigh, ele já tem grande experiência com curtas-metragens e como montador de Ridley Scott, em Gladiador e Falcão Negro em Perigo.

Mais realista que Brokeback Mountain?

Andrew Haigh, diretor assumidamente gay, queria criar em Weekend cenas de sexo realistas, o que ele acredita que o heterossexual Ang Lee não tenha conseguido fazer no famoso O Segredo de Brokeback Mountain. Assim, ele inicia seu filme com uma cena bastante explícita na cama: "O filme começa pelo tema central. Se você não conseguir suportar esta imagem, é melhor sair do cinema de uma vez", ele explica.

Filmagem realista

Para tornar a interação entre o elenco mais natural, o diretor Andrew Haigh decidiu passar vários dias em companhia de seus atores principais, divertindo-se como amigos. Depois, ele iniciou sua curta filmagem (17 dias apenas) com cenas realizadas em ordem cronológica, sem um cronograma muito apertado, para permitir a espontaneidade das ações.



Kaboom


Smith (Thomas Dekker) leva uma vida tranquila no câmpus da universidade: ele passeia com sua melhor amiga, a insolente Stella (Haley Bennett), faz sexo com a bela London (Juno Temple), ao mesmo tempo em que deseja Thor (Chris Zylka), seu musculoso colega de quarto, um surfista pouco inteligente. Mas em uma única noite, tudo vai mudar. Sob o efeito de biscoitos alucinógenos ingeridos em uma festa, Smith tem certeza de ter assistido ao horrível assassinato de uma garota ruiva que aparece em seus sonhos. Na busca pela verdade, ele entra num mistério cada vez mais profundo, que mudará não apenas a sua vida, mas também toda a humanidade.

Curiosidades:

David Lynch

O diretor Gregg Araki realiza com Kaboom um filme inspirado na cultura "pós-punk e alternativa", "teorizada", segundo o diretor, por David Lynch: "Eu sempre quis fazer um filme enigmático e misterioso, inspirado no Twin Peaks de David Lynch. Eu era um jovem estudante quando esta série transformou a televisão americana, e ela realmente mexeu comigo, influenciando não apenas meu trabalho, mas toda a minha vida."

Luis Buñuel

Fã assumido do surrealismo, o diretor Gregg Araki incluiu em Kaboom uma referência a Um Cão Andaluz, filme de Luis Buñuel. Os cinéfilos notarão uma semelhança com cena do olho cortado por uma gilete...

Prêmio em Cannes

Kaboom marca a segunda participação de Gregg Araki no Festival de Cannes, depois do filme Smiley Face. O diretor foi inclusive o primeiro vencedor da Queer Palm, prêmio atribuído ao melhor filme com temática gay.

A Primeira Coisa Bela


Na década de 1970, na cidade italiana de Livorno, Bruno é um garoto envergonhado desde que sua mãe foi eleita "Miss Mamma" e tem despertado grande atenção dos olhos masculinos. Quando ele se torna adulto, Bruno vira um professor com uma vida morna e sem interesse, tendo cortado todos os laços com sua família. Mas sua irmã, Valeria, decide chamá-lo para anunciar que sua mãe sofre de uma doença grave, e quer vê-lo pela última vez.

Curiosidades:

Oscar 2011

A Primeira Coisa Bela, além de ser indicado a incríveis 18 prêmios David di Donatello, a maior premiação do cinema italiano, também foi o representante oficial da Itália no Oscar 2011.

1º de junho de 2012

           www.cinema.uol.com.br



Branca de Neve e o Caçador


Um rei viúvo caiu de amores por Ravenna (Charlize Theron) sem saber de seus terríveis planos de conquista e acaba morrendo, deixando para ela todo o seu reino. Para piorar a situação, a filha dele foi jogada em uma masmorra e lá ficou até se tornar uma bela jovem. Obcecada pela beleza e pela juventude, a Rainha não se cansa de perguntar ao seu oráculo para saber de existe alguém mais bela do que ela, até o dia em que a resposta não a agradou. Felizmente, Branca de Neve (Kristen Stewart) consegue fugir sem que seu coração seja arrancado e Ravenna se torne poderosa para sempre. Mas a malvada não desiste fácil e além da ajuda do irmão, um fiel escudeiro, ela contrata Eric (Chris Hemsworth), um exímio caçador para trazer sua presa de volta. Só que ele acaba descobrindo que a missão era um grande erro e vai ajudar a jovem em sua cruzada contra o reinado da malévola. Para isso, eles contarão também com o importante apoio dos seres da floresta e dos unidos sete anões mineiros.

Curiosidades:

Elenco

As atrizes Felicity Jones (Caíndo no Mundo), Emily Browning (Desventuras em Série) e Alicia Vikander (Love) fizeram testes para interpretar Branca de Neve, mas Kristen Stewart assumiu o posto em janeiro de 2011.
As atrizes Angelina Jolie e Winona Ryder chegaram a ter seus nomes considerados para viver a Rainha Má, personagem de Charlize Théron.
Theron, por sinal, deixou o filme J. Edgar (2011) para pegar o papel.
Durante meses, Viggo Mortensen negociou com os produtores para viver o personagem Eric, o Caçador, mas a conversa não teve um final feliz e o ator desistiu em março de 2011.
Em abril do mesmo ano, o papel chegou a ser oferecido para Hugh Jackman, que também o recusou logo em seguida.
Os atores Johnny Depp, Tom Hardy e Michael Fassbender foram cogitados para viver o Caçador Eric, mas Chris Hemsworth assumiu o personagem em maio de 2011.

O trono da rainha má

O trono da rainha Ravenna levou três meses para ser construído. Inspirado no trono fúnebre da rainha Vitória, foi elaborado para que parecesse imponente. Ele ainda tem diversas esculturas e entalhes evocando a morte, no ituito de ressaltar o poder diabólico da personagem.

Direto no rosto

Durante as filmagens, ao rodar uma cena de luta, Kristen Stewart acertou um soco no rosto de Chris Hemsworth, deixando-o com um olho roxo.

Acidente nas filmagens

As filmagens tiveram que ser interrompidas em outubro de 2011 devido a um acidente ocorrido com Kristen Stewart ao rodar uma cena de luta com os anões. A atriz teve um problema no ligamento, que a afastou temporariamente dos sets.

Orçamento:

US$ 170 milhões.

Solteiros com Filhos


Julie (Jennifer Westfeldt) e Jason (Adam Scott) são os melhores amigos um do outro, mas eles queriam muito ter um filho. Só que eles não curtem nem um pouco a confusão que as crianças trazem para os casais. Para isso, a solução encontrada pela dupla foi dar andamento a esta "produção", mantendo apenas a grande amizade existente entre os dois e recorrendo aos amigos para ajudar na empreitada. Será que isso vai dar certo?

À Espera de Turistas


 Quando tem que optar entre fazer o serviço militar ou cumprir um ano de trabalho comunitário, o jovem alemão Sven (Alexander Fehling) opta pela segunda possibilidade. No entanto, sem poder escolher seu destino, ele é enviado à cidade polonesa de Oswiecim (antiga Auschwitz), marcada até hoje pelo genocídio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Chegando à Polônia, uma das tarefas de Sven consiste a cuidar de Krzeminski (Ryszard Ronczewski), um sobrevivente dos campos de concentração que trata Sven com arrogância e impaciência. O jovem só consegue suportar esta rotina graças à intérprete Ania (Barbara Wysocka), com quem ele inicia uma relação amorosa. Perdido entre uma comunidade polonesa que o considera como um "intruso alemão", Sven acaba conhecendo muito mais sobre a dura história de Auschwitz e o impacto que ela teve nas novas gerações. 

Curiosidades:

Cinco anos mais tarde

À Espera de Turistas foi apresentado na seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes em 2007, mas é somente cinco anos mais tarde que este premiado filme alemão chega aos cinemas brasileiros.

Uma história pessoal

O diretor Robert Thalheim também fez seu serviço cívico na região da antiga Auschwitz, como o personagem principal de seu filme. Segundo ele, para um jovem de Berlim nos anos 1990, "a Polônia era mais exótica do que a Ásia". No entanto, ele explica que, apesar deste ponto de partida pessoal, os acontecimentos na vida do protagonista são puramente fictícios.

Filmar um campo de concentração?

Para o diretor, era indispensável filmar na cidade real de Oswiecim (antiga Auschwitz), para garantir a autenticidade da história. Entretanto, diante da proibição de filmar no interior do Museu do Holocausto, ele foi obrigado a reproduzir em estúdio algumas cenas dos interiores.

Um Verão Escaldante


Paul (Jérôme Robart) trabalha como ator figurante, mas sonha em ser um pintor. Através de um amigo, ele conhece o artista plástico Frédéric (Louis Garrel), que é casado com uma famosa atriz de filmes italianos chamada Angèle (Monica Bellucci). Fazendo um pequeno papel em um filme de guerra, ele acaba conhecendo Elisabeth (Céline Sallette) durante uma filmagem e os dois começam a se relacionar. Livres em sua maneira de viver, Frédéric e Angèle viajam para Roma para passar um período por lá e convidam os dois namorados para ficar com eles em sua casa. Uma vez lá, o quarteto passa a vivenciar uma experiência que poderá mudar suas vidas. 

Curiosidades:

Pai e filho:

 Esta é a quarta vez que Louis Garrel participa de um filme de seu pai, Philippe Garrel. O primeiro foi Les Baisers de Secours (marcando a estreia do ator em longas-metragens), em 1989, e depois vieram Amantes Constantes (2004) e A Fronteira da Alvorada (2008).

Plágio de Godard?

Um Verão Escaldante gerou certa polêmica na França, onde o diretor Philippe Garrel foi acusado de plagiar O Desprezo, clássico de Jean-Luc Godard. O diretor se defende, considerando-se um "discípulo", "que copia os filmes acadêmicos como os pintores copiam seus mestres".

Festival de Veneza

Um Verão Escaldante foi selecionado no prestigioso Festival de Veneza, onde o diretor Philippe Garrel já ganhou dois Leões de Prata, por J'entends Plus La Guitarre (1992) e Amantes Constantes (2005).